SOBRE O INSTITUTO DÉDALUS

Dédalus (Δαίδαλος), o genial artífice da mitologia grega foi o arquiteto do famoso labirinto de Creta, onde Minos escondeu o resultado da indiscrição de Pasifae com Posídon: o monstruoso Minotauro. O grande artífice possuía muitos conhecimentos secretos e grande habilidade para construir coisas espantosas. Quando Minos o trancou em uma torre junto de seu filho Ícaro para evitar que os segredos do labirinto se espalhassem, o artífice criou asas para que ambos pudessem fugir. As penas eram fixadas com cera e por isso ele admoestou seu filho a se manter distante tanto do “carro de Apolo” (o sol), quanto do mar, porém Ícaro falhou em seguir a recomendação de seu pai, suas asas foram derretidas pelo calor e ele se precipitou para a morte.

O labirinto é um dos símbolos para o inconsciente e seus perigos. Em seu coração vive um monstro devorador de carne humana, meio homem meio touro e sem um conhecimento dos corredores e caminhos não se pode escapar. Dédalus conhecia esses caminhos e descaminhos, sendo capaz de encontrar um caminho seguro para escapar da armadilha mortal criada para o rei Minos. Ele presenteou Ariadne com o fio de ouro que lhe impedia de se perder e a fazia sempre encontrar o caminho de volta sem ser devorado. Inspirados no grande artífice, procuramos achar os caminhos e descaminhos da alma, cientes de que esse labirinto está repleto de perigos, mas também repleto de segredos e recompensas e, principalmente, o mito nos recorda que há um monstro em seu centro, mas há igualmente um fio de Ariadne que nos permite retornar.

NOSSA FILOSOFIA

Em nosso corpo de professores temos psicólogos, filósofos, historiadores, antropólogos, linguistas, especialistas, mestres e doutores. Cada um deles referência em suas respectivas áreas, contribuindo juntos para a formação de nossos alunos de uma maneira completa e solidamente fundamentada tanto em termos histórico-epistemológicos, quanto teóricos.

NOSSA HISTÓRIA

Dentro desse espaço, onde nossa maior preocupação sempre foi estabelecer um padrão acima das demais escolas ou cursos já ofertados em Fortaleza, onde o respeito pela escolha do aluno que busca conhecimento para o atendimento ao outro, aprimorando sua escuta dentro da teoria com a qual mais se identifica, comungamos que a Psicanálise e Psicologia Junguiana seriam propagadas e separadas enquanto ensinamentos e suas práticas, porém, andariam de mãos dadas por um futuro onde o sujeito que sofre e busca um local para sua fala pudesse encontrar em nossos formandos os melhores profissionais. 

DEPOIMENTOS

© 2018 por Instituto Dédalus. Criado por Wellington Barbosa

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-youtube